menu
Clique nos itens para ver mais sobre os serviços que oferecemos a você.
  • Ambulatório de Dor Pélvica e Endometriose

    A Dor Pélvica Crônica é definida como dor no segmento inferior do abdome ou na pelve, contínua ou intermitente, com duração superior a seis meses. Pode se manifestar como dor durante o período menstrual, dor durante as relações sexuais ou dor crônica em qualquer fase do ciclo menstrual. Segundo a Sociedade Internacional de Dor Pélvica, cerca de 200 milhões de mulheres no mundo sofrem de Dor Pélvica Crônica. O grande problema é a falta de diagnóstico correto e tratamento, que ocorre em quase 60% dos casos. Cerca de 40% das causas de Dor Pélvica Crônica estão associadas à Endometriose, que é a presença de mucosa endometrial (parte interna do útero) na cavidade pélvica e outros locais não genitais, também, relacionada aos altos índices de infertilidade conjugal. Na CDM este ambulatório foi instituído com profissional altamente especializado, seguindo a tendência dos grandes centros mundiais, com intuído de aumentar a eficácia no diagnóstico e tratamento de nossas pacientes com Dor Pélvica Crônica, Endometriose e Infertilidade.

  • Câncer de Colo Uterino

    Sabe-se hoje que para o surgimento do câncer do colo do útero, a condição necessária é a presença de infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). Aproximadamente todos os casos deste câncer são causados por um dos 15 tipos oncogênicos do HPV. O numero de casos novos esperados para o Brasil no ano de 2008 é de 18.680, com um risco estimado de 19 casos a cada 100 mulheres. Sua incidência é maior na faixa etária de 20 a 29 anos e o risco aumenta rapidamente até atingir o seu pico geralmente na faixa etária de 45 a 49 anos. São vários os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero, sendo que alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais e ao tabagismo. A principal estratégia utilizada para detecção precoce de lesão precursora e diagnóstica precoce do câncer no Brasil é através da realização do exame preventivo popularmente como exame preventivo do câncer de colo do útero (conhecido popularmente como exame de Papanicolau). Recomendado pelo Ministério da Saúde prioritariamente para mulheres de 25 a 59 anos e toda mulher que tem ou já teve relação sexual, para o rastreamento e prevenção do câncer de colo uterino. De acordo com a atual preocupação na melhoria do diagnóstico citológico, o laboratório CITONORM aplica critérios citomorfológicos estabelecidos em consensos internacionais, tempo diferenciados para execução de cada exame e dispõe de recursos como a vídeomicroscopia. A vídeomicroscopia é um sistema de análise de imagens através do computador e inserção da mesma no laudo, possibilitando ao clínico e a paciente apreciação desta imagem e a correlação com os achados citológicos. Todos estes elementos proporcionam destaque ao estudo da patologia celular e levam a identificar um grupo muito maior de pacientes com risco para o desenvolvimento de câncer de colo uterino. Transformando conhecimento em informação, buscamos atingir as expectativas de prevenção e detecção do HPV, dos cânceres de colo uterino e suas lesões precursoras, elevando a sensibilidade do exame, possibilitando um diagnóstico precoce, condição essencial para o sucesso terapêutico.

  • Cardiologia

    texto

  • Centro Cardiológico

    texto

  • Centro de Imagem

    texto

  • Cirurgia de Alta Frequência

    A CAF é um procedimento cirúrgico no qual são utilizados equipamentos eletrocirúrgicos para corte e/ou coagulação tecidual, usando corrente alternada de alta freqüência, com o qual uma área doente pode ser retirada com mínimo dano ao órgão. Também vem substituindo com grandes vantagens os procedimentos a laser, que por causa do altíssimo custo e alguns riscos, não chegaram a se disseminar em nosso meio, e as cauterizações de lesões pré-malignas, por ter vantagem de, além de tratá-las, permitir exame histológico do segmento retirado, assegurando o diagnóstico (afastando possibilidade de câncer oculto) e o tratamento total da lesão.

  • Cirurgia Vascular

    texto

  • Dermatologia

    texto

  • Endocrinologia

    texto

  • Falando Sobre Câncer do Intestino e Reto

    O Câncer de intestino é um dos mais freqüentes tumores do tubo digestivo. No Brasil, este tipo de câncer está em quarto lugar, e nos Estados Unidos da América está entre os três primeiros que mais matam. O diagnóstico precoce do câncer é muito importante, porque o bom resultado do tratamento do câncer do cólon e do reto está diretamente relacionado ao estágio, ou seja, quanto mais cedo se faz o diagnóstico, maior o índice de cura, chegando-se a mais de 99% nos casos iniciais. Todos sabem que o intestino compreende duas grandes regiões. Uma parte mais fina chamada intestino delgado que está relacionado com a digestão e a absorção dos alimentos, e uma mais grossa, o intestino grosso, responsável pela absorção da água, armazenamento e eliminação dos resíduos da digestão. O câncer na região mais fina do intestino é muito raro. Em geral, ao longo de toda a carreira, o médico não vê mais do que meia dúzia de casos. Em compensação, câncer no intestino grosso é muito freqüente. A doença começa sempre como uma lesão benigna (“pólipo ou adenoma”) que vai evoluindo lentamente até se transformar num tumor maligno. Nessa fase de benignidade, que é longa, é possível retirar a lesão e com isso impedir sua degeneração e o aparecimento do câncer. Quanto mais pessoas de uma mesma família tiveram diagnóstico de câncer colorretal, maior risco de desenvolver a doença. Se o indivíduo possuir parentes próximos (pai, mãe, tios ou avós), que têm ou tiveram câncer de intestino, o risco de contrair a doença aumenta muito, especialmente se a doença acometeu um parente com menos de 40 anos de idade. Por isso, a partir dos 40 anos, para quem tem na família caso de câncer de intestino deve fazer periodicamente um exame endoscópico chamado colonoscopia. A colonoscopia é um exame realizado por aparelho de fibra óptica, longo e flexível, que permite a visualização do reto e de todo o cólon em mais de 95% de seu trajeto. Antes do exame o médico administra um sedativo e um analgésico, em seguida o aparelho é conduzido por todo o intestino grosso e toda extensão de sua parede interna é examinada. Se for verificada a presença de pólipos, estes são removidos e enviados para exame anátomo-patológico. Ao término desse procedimento o paciente é liberado, não sendo necessária internação. A prevenção do câncer colorretal é indicada para todos a partir dos cinqüenta anos, pois 80% dos tumores de intestino grosso e reto não têm história familiar.

  • Gastroenterologia

    texto

  • Ginecologia e Obstetrícia

    O Centro de Diagnóstico da Mulher possui uma equipe composta por 10 Ginecologistas e Obstetras que atuam nas várias subespecialidades capacitados para resolver as suas necessidades com eficiência. Contam ainda com uma equipe de apoio, em outras especialidades médicas que atuam de forma multidisciplinar.

  • Laboratório de Análises Clínicas

    Em parceria com o Laboratório de Análises Clínicas Clinitest, possuímos um posto de coleta laboratorial, no qual são coletados todos os exames relacionados à saúde da mulher. Com modernos equipamentos de análises clínicas, os resultados e confiáveis, favorecendo a realização de diagnósticos precisos e agilidade no tratamento de nossos pacientes.

  • Medicina Fetal

    A Medicina Fetal é a especialidade que estuda o desenvolvimento embrionário e fetal durante o pré-natal. Através do uso de equipamento de ultra-som de alta resolução é possível avaliar a formação fetal, crescimento e desenvolvimento, marcadores genéticos e vitalidade (oxigenação). Atualmente com os procedimentos invasivos onde são utilizadas agulhas finas guiadas por ultra-sonografia para coleta de material fetal e acesso a circulação é possível fazer inúmeros diagnósticos genéticos e de doenças infecciosas, bem como realizar tratamentos fetais intra-uterinos, tornando o feto um paciente nos dias atuais. Com o avanço da medicina, é de consenso entre os serviços de qualidade em Obstetrícia, que todos os exames ultra-sonográficos realizados durante o pré-natal sejam realizados por profissionais capacitados em diagnósticos de alta complexidade e consultoria aos Obstetras, para que melhores condutas sejam tomadas durante o pré-natal quando necessárias. Nosso serviço conta com especialistas em Medicina Fetal com formação nos melhores serviços nacionais e internacionais. A CDM é a única clínica no estado habilitada em diagnóstico precoce de malformações fetais pela Fetal Medicine Foundation, de Londres. Comandado pelo Dr.Denílson José de Souza, que implantou os conceitos de Medicina Fetal e Avaliações Ultra-Sonográficas de Alta Precisão na região desde 1998, atualmente é reconhecido nacionalmente como referência por seus resultados. Acompanhando a evolução tecnológica, o serviço investiu na mais moderna tecnologia digital de ultra-sonografia colorida 3D e 4D, o Sonoace X8, por acreditarmos que quanto mais precisos forem os diagnósticos, melhores condutas e tratamentos podem ser oferecidos aos pacientes.

  • Nutrição

    Atualmente é de conhecimento de todos que, uma dieta adequada e saudável, bem como a manutenção de um peso adequado é fundamental para a prevenção de inúmeras doenças crônicas como o diabetes, hipertensão e as doenças cardíacas bem como para uma boa evolução pré-natal. Na CDM possuímos um serviço de nutrição que realiza tratamento individualizado, respeitando as características bioquímicas do cliente, buscando o equilíbrio através da alimentação.

    • Áreas de atuação:
      • 1° Emagrecimento definido através da reeducação alimentar
      • 2° Acompanhamento nutricional para doenças cardiovasculares (colesterol e triglicerídeos)
      • 3° Tratamento dietético para diabéticos
      • 4° Alergias e intolerâncias alimentares
      • 5° Acompanhamento de gestantes no pré-natal e puerpério
      • 6° Orientação para introdução alimentar do bebê após o aleitamento materno
      • 7° Acompanhamento de mulheres no climatério.
  • Odontologia

    Atualmente e durante todo este século, muitas pessoas ainda insistem em avaliar a saúde bucal contando quantos dentes se perdem em determinado período sem medir quais os impactos que a saúde oral traz à qualidade de vida das pessoas. Entretanto, é de suma importância integrar a saúde bucal à saúde geral do indivíduo, já que a boca é a porta de entrada para várias doenças. A adequada manutenção da saúde bucal é imprescindível para todos, principalmente para gestantes, as quais se encontram em mudanças fisiológicas e comportamentais naturais. A doença que mais afeta a gestante é a  gengivite (inflamação na gengiva), devido à placa bacteriana que não foi retirada completamente. A gengivite é agravada durante a gravidez, pois os hormônios dessa fase aumentam a inflamação. O mais importante é cultuar hábitos saudáveis durante a gestação, curtir cada momento do desenvolvimento do bebê, sem deixar de se preocupar com a alimentação adequada, com a higienização e saber que, mesmo prevenindo, os problemas que possam advir são possíveis de tratamento sem que coloquem em risco a integridade da gestante e do bebê. Por isso, a visita ao cirurgião-dentista é imprescindível, para que se estabeleçam padrões ideais de higienização, amamentação e suplementação de flúor durante o pré-natal.

  • Patologia do Trato Genital Inferior

    Essa especialidade realiza diagnósticos utilizando o equipamento de vídeocolposcopia e trata os desconfortos que incidem no colo uterino, vagina e vulva, visando sempre o diagnóstico precoce de lesões precursoras de câncer nestes locais e de doenças sexualmente transmissíveis como o HPV, que têm na genitália sua mais importante sede anatômica. Quanto ao tratamento, o leque de opções é muito amplo, engloba procedimentos relativamente simples, como cauterizações, até cirurgias radicais. As lesões podem ser destruídas quimicamente ou com métodos físicos como a cirurgia de alta freqüência (CAF).

  • Pré-natal Vip-check Up Gestacional

    Durante a gravidez a gestante sofre inúmeras alterações físicas, metabólicas e psicólogas. Com o objetivo de humanizar o pré-natal em todos seus aspectos, a CDM montou uma equipe completa para proporcionar uma assistência diferenciada às gestantes, tratando com carinho e segurança este momento tão especial e único para os futuros pais. Além de consultar com seu Obstetra e realizar a rotina laboratorial e ultra-sonografia, a gestante recebe uma apostila de orientações pré-natais, realiza consultas com especialistas nas áreas de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia e de cuidados neonatais e vacinas com o Pediatra. Tudo isto com horários programados para melhor atendê-las.

  • Proctologia

    Devido a freqüente associação de alterações proctológicas (intestinos, reto e ânus), com as alterações proctológicos (intestino, reto e ânus) com as alterações genealógicas e obstétricas, CDM criou um ambulatório de Proctologia para o atendimento de seus pacientes. Formando com profissional altamente qualificado, tanto para oferecer a melhor opção de um tratamento clínico ou cirúrgico, e fazer diagnósticos precisos e precoces através da Colonoscopia. Este exame atualmente deve ser realizado de rotina em todos os pacientes que possuem história de câncer intestinal na família e a todos os pacientes acima de 50 anos para o diagnóstico precoce de lesões precursoras do câncer intestinal, que afeta mais de 15.000 pessoas todos os anos no Brasil.

  • Psicologia

    Na CDM acreditamos que um equilíbrio entre o corpo e a mente é fundamental para uma melhor qualidade de vida em todas as suas fases. Dando valor a estes aspectos, criamos um serviço especializado em Psicoterapia Corporal, com formação em Análise Bioenergética. A Psicologia auxilia no bem-estar das mulheres em diversas áreas como Ginecologia (mulheres em climatério, com problemas hormonais, problemas sexuais femininos, tensão pré-menstrual, cólica menstrual, infertilidade, depressão, ansiedade), Mastologia (câncer de mama, mastectomia, histerectomia), Gestantes (primeira gravidez, problemas na gravidez, bebês com malformação), Nutrição e emagrecimento (mulheres em processo de controle de peso). Além disso, a Psicologia busca desenvolver o autoconhecimento da mulher, fazendo com que ela defina para onde quer ir e o que pode fazer para tornar sua vida muito saudável e gratificante.

  • Puericultura - Atenção Global à Criança

    Defini-se Puericultura como a atenção global à criança, através de atividades de prevenção, e incremento da saúde física, psíquica e emocional. A atenção global a criança começa, na verdade, no período pré-natal, inclui o momento do parto e prossegue por toda a infância. A ação do Pediatra se faz através da promoção do crescimento e do desenvolvimento normais da criança, além de sua reabilitação, com o objetivo de reintegrá-la o quanto antes na família e na sociedade. Para atingir um crescimento saudável alguns fatores podem interferir: Genéticos e Ambientes. Os fatores ambientes são:

    • Nutrição (alimentação saudável para cada faixa etária)
    • Estimulação biopsicossocial (vinculo mãe-bebê, afeto, atenção e contato físico)
    • Ausência de doenças
    • Atividade física.

    Já o desenvolvimento é observado de acordo com cada faixa etária, e este se realiza em alta velocidade como desaparecimento de reflexos ou tônus para o surgimento de novas formas de conduta. Sua avaliação é realizada observando conduta motora, adaptativa, linguagem e pessoal-social. No momento da consulta pediátrica a criança é avaliada de maneira integral, sendo observada sua condição de saúde ou queixa de doença. Também é discutido e orientado sobre sua alimentação, oferta de alimentos ricos em proteínas, carboidratos adequados, vitaminas e fibras. A criança, após receber leite materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida, fica receptiva a novos sabores e consistências desde que os alimentos sejam introduzidos em horários pré-determinados intercalando com o período de jejum ou recebe apenas água (não poderá receber sucos ou chás doces). Durante a consulta também é orientado o calendário de vacinas para cada idade. É avaliado o comportamento da criança, desenvolvimento motor, cognitivo, linguagem, ritmo de sono, afetividade, socialização. A Atividade Física é estimulada a todos desde passear e brincar ao ar livre, contato com o sol, até escolas de esporte. O sucesso da consulta pediátrica depende de uma boa relação médico e família, destacando o profissional que atua adorando o que faz.

  • Reumatologia

    texto

  • Ultra-som em Ginecologia

    Através do uso de sondas lineares para avaliações ultra-sonográficas mamárias e de procedimentos invasivos em mastologia, e de sondas endovaginais 4D coloridas,que são utilizadas em avaliações do aparelho reprodutor feminino, nosso serviço conta com o que há de mais moderno em diagnóstico por imagem. Nossa equipe é formada por especialistas em ultra-sonografia ginecológica e por radiologistas altamente qualificados para lhe oferecer maior segurança e conforto nos seus exames.

  • Ultrassom colorido 5D

    texto

  • Urogenicologia

    A Urogenicologia é uma sub-especialidade da medicina que relaciona conhecimentos em Ginecologia e Urologia. Este ambulatório pretende dar assessoria as pacientes portadoras de Incontinência Urinária, Bexiga Hiperativa, Infecções do Trato Urinário Baixo e aos pacientes com Infertilidade de Causa Masculina. Para isto conta com um especialista na área capacitado para realizar o diagnóstico especifico de cada caso, programando o melhor tratamento aos nossos pacientes, seja ele clínico ou cirúrgico.

  • Urologia

    texto

  • Videohisteroscopia

    A videohisteroscopia é a avaliação da cavidade uterina com cânulas acopladas às câmeras possibilitando tanto o diagnóstico das doenças endometriais, como o tratamento com visualização direta da lesão. Estas inovações técnicas recentes revolucionaram a área, e a histeroscopia abriu novas possibilidades diagnósticas para o canal do colo do útero e cavidade do útero, limitando a curetagem uterina às cegas. Os profissionais da CDM estão habilitados para a realização deste tipo de procedimento, favorecendo maior segurança e resolução no tratamento das alterações endometriais das pacientes.

  • Videolaparoscopia

    A videolaparoscopia ou cirurgia videolaparoscópica é também conhecida por cirurgia minimamente invasiva. Através de cânulas introduzias no abdome com câmeras acopladas, é possível realizar inúmeros diagnósticos na área de ginecologia em tratamentos cirúrgicos, desde uma simples cauterização, até a retirada de ovários ou do útero.

A CDM

A CDM é o único Centro Médico do estado de Santa Catarina que possui uma unidade exclusiva ao atendimento da Mulher, a CDM Mulher, e uma unidade clínica, com várias especialidades e centros de Diagnóstico por Imagem e Cardiológico, para atendimento de toda família, a CDM Clínicas. Equipadas com o que há de mais moderno em medicina, estas unidades se complementam e agilizam nossos diagnósticos, trazendo segurança e bons resultados aos nossos pacientes.

Últimas Novidades

CDM Mulher adquire novo equipamento de ultrassom 5D
07/06/2018 13:04:27

A CDM Mulher adquiriu um novo equipamento de ultrassom Samsung de última geração capaz de gerar imagens coloridas em 5 dimensões resultando em um diagnóstico preciso, trazendo mais segurança a quem você ama. Desfrute de imagens ultradimensionais com muito mais detalhes e perfeição. CDM Mulher, sempre a frente em qualidade de disgnóstico.